Retrospectiva Baseada em Feedback

A reunião de retrospectiva ocorre ao final de cada iteração de um projeto ágil. A idéia é o time avaliar o que não está funcionando bem de forma a melhorar dali para frente. Trata-se da melhoria contínua do processo, através do ciclo de inspecionar e adaptar (inspect and adapt).

Existem diversas formas de se fazer uma reunião de retrospectiva. É interessante que a dinâmica dessa reunião seja alterada com uma certa frequência, para que não fique monótona para os participantes, o que poderia diminuir seus benefícios.

Ontem e hoje participei de um treinamento de RH. Para quem acha que esse tipo de evento é uma perda de tempo, sugiro rever seus conceitos. Fizemos uma atividade onde tínhamos que dar feedback uns para os outros. Isso me deu uma idéia para minha próxima retrospectiva.

O que fizemos na atividade (e vamos fazer na retrospectiva) é o seguinte. Cada um lista alguns pontos positivos e negativos sobre si mesmo. Uma pessoa por vez lê os seus pontos e depois só escuta enquanto as demais vão dando feedback sobre eles podendo, inclusive, acrescentar novos pontos. Prossegue-se até que todo mundo tenha dado e recebido feedback de todos os outros.

A grande sacada é a forma de dar o feedback. O que deve ser feito é ilustrar cada ponto com exemplos concretos em situações específicas de quando eles ocorreram. Não se deve fazer um julgamento pessoal do ponto em questão mas sim, no lugar disso, devem ser destacadas as suas consequências observáveis. Dessa forma, a pessoa recebendo o feedback consegue perceber mais claramente como seus comportamentos e atitudes influenciam positiva ou negativamente nas demais pessoas e nos resultados do time e, com isso, fica mais aberta a mudanças.

5 Responses to Retrospectiva Baseada em Feedback

  1. Evandro Flores says:

    Achei essa parte do treinamento fundamental prá melhoria do feedback no time. Quanto mais cedo dermos feedback, mais rápido resolvemos os problemas.

  2. michel says:

    Não sou completamente a favor pois isso pode expor as pessoas demais, ou estimulá-las a não serem totalmente sinceras. Creio que deve-se criar regras sobre idéias que podem ser expostas. E nem todo mundo consegue fazer uma autocrítica. Mudar a cultura nem sempre é fácil, mas acho válido trabalhar os pontos “fortes” e “fracos” dentro do escopo do processo ou projeto.

  3. @michel

    Realmente, é preciso criar um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis para dar e receber feedback. Em primeiro lugar, as pessoas precisam querer dar e receber esse feedback.

    Como falei no post, a característica mais importante do feedback é que ele não tenha um julgamento pessoal mas sim mostre as consequências observáveis do ato de alguém. Quando isso ocorre, não há a exposição dessa pessoa. Com feedbacks com essa característica, estamos lidando com fatos, e é muito difícil contestar fatos.

  4. […] da Retrospectiva Baseada em Feedback Fizemos nossa primeira retrospectiva baseada em feedback e o resultado foi muito positivo. Acredito que conseguimos criar um ambiente de muita confiança. […]

  5. […] nossa primeira retrospectiva baseada em feedback e o resultado foi muito positivo. Acredito que conseguimos criar um ambiente de muita confiança. […]

Leave a comment