[Google I/O 2008] Dia 2

Eu tinha a idéia de fazer um post no final de cada dia dos eventos que participei na semana passada. Mas já ficou claro que isso não foi possível! O post do primeiro dia do Google I/O já veio atrasado… esse agora (e os outros – ainda por vir – da RailsConf) então, nem se fala!!!

Além disso, resolvi mudar um pouco o formato dos posts também. Vou falar só do que eu achei interessante de alguma forma e não mais de tudo o que vi.

Bem, o segundo dia do Google I/O começou com um keynote de Marissa Mayer, vice presidente de Search Products & User Experience. Foi bem legal. Um dos pontos mais interessantes que ela mencionou foi que metade dos lançamentos de produtos do Google analisados em um período de 6 meses surgiu do tão falado 20% developer time. Outro ponto que me chamou a atenção foi a mensagem de copyright que existe no final da página principal. Ela explicou que essa mensagem foi incluída após uma sessão de testes de experiência com usuários. Eles tinham como tarefa pesquisar algo específico utilizando a página do Google. Ela observou que os usuários ficaram alguns minutos olhando para a tela sem fazer nada. Quando perguntados porque eles não faziam nada, disseram que estavam esperando a página carregar! Como a página do Google é bem enxuta, não tem praticamente nada, eles achavam que faltava alguma coisa. A mensagem de copyright foi inserida para sinalizar que tudo já tinha sido carregado e a página podia ser usada; e não por alguma razão legal ou algo parecido!

Even Faster Websites do Steve Souders foi boa. Ele á autor de um plugin para o Firebug chamado YSlow. Este plugin serve para identificar gargalos em páginas web. Ele fornece guidelines para melhorar o tempo de carregamento de páginas, melhorando a experiência do usuário. Mas a palestra não foi sobre o que já existe no YSlow e sim sobre as novas pesquisas que ele está fazendo sobre o assunto e que provavelmente vão aparecer numa versão futura do YSlow. Vale a pena dar uma olhada nos slides da apresentação.

Search Friendly Development foi legalzinho. Foi sobre como melhorar o ranking de um site na busca do Google. Interessante mas nada de novo ou avançado. Maile Ohye, a autora da palestra, é coordenadora do Google Webmaster Central, que trata do assunto.

Trabalhando na equipe de Globo Vídeos, não poderia deixar de assistir uma palestra sobre o YouTube. Em Design your own YouTube player, o Geoff Stearns mostrou como customizar o player e inserí-lo em qualquer site. Mostrou também as APIs javascript e flash para controle do player. A estratégia é facilitar bastante a vida do usuário para que ele possa criar sites muito facilmente com conteúdo do YouTube. E parece que eles estão conseguindo isso. Pena que ocorreram alguns problemas técnicos na apresentação.

Uma observação: os organizadores informaram que as palestras seriam disponibilizadas no site do evento, mas até agora eu não vi nada lá.

Para resumir, o evento foi fraco em termos de conteúdo técnico das palestras. Foi basicamente uma apresentação dos produtos Google. Para quem não conhecia nada, pode ter sido interessante; mas para muitos não teve nada de novo.

One Response to [Google I/O 2008] Dia 2

  1. […] perdi o primeiro dia da RailsConf pois estava no Google I/O. Então, para mim, o evento começou na sexta-feira com o keynote do Joel Spolsky da Fog Creek […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: