Problemas no Sprint Review

Recentemente tivemos um problema aqui na Globo.com em relação ao entendimento de uma história. Basicamente, o time tinha entendido a história de uma forma um pouco diferente do que o Product Owner (PO) tinha solicitado. No Sprint Review, quando as histórias que foram implementadas são demonstradas para o PO, descobriu-se essa pequena discrepância entre os entendimentos do time e do PO. Ou seja, a história da forma como tinha sido implementada não trazia o valor esperado pelo PO. O problema não foi nada muito sério e já temos uma história no próximo sprint para resolvê-lo.

Mesmo assim, esse tipo de surpresa não deve ocorrer em um Sprint Review. Seguindo a idéia dos métodos ágeis de que deve haver uma melhoria contínua, temos duas sugestões que foram aceitas por todos e que estão sendo adotadas já no próximo sprint para avaliarmos se resolvem este tipo de problema.

A primeira é definir critérios de aceitação para cada história. Esses critérios são validados pelo PO e são parâmetros objetivos para que uma história seja aceita ou não. Os critérios são utilizados, também, como input para a definição de testes de aceitação automatizados. Esses testes devem ser escritos no começo de cada história. Depois, o time implementa a história até fazer os testes passar.

A segunda é termos o PO mais presente ao longo do sprint, acompanhando se o que o time está desenvolvendo atende aos critérios de aceitação de cada história. Dessa forma, possíveis erros de entendimento podem ser eliminados mais cedo, evitando surpresas no Sprint Review.

2 Responses to Problemas no Sprint Review

  1. Sem duvida o PO estar mais presente é o que tem nos ajudado mais. Antes mesmo de ter uma tarefa como done, exibi-la para a validação do PO tem sido uma ótima experiência.

  2. […] de Aceitação Recentemente escrevi aqui que passamos a definir critérios de aceitação para cada história durante o sprint planning. Os […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: