Ano novo, vida nova

O ano de 2008 começa com um novo desafio profissional para mim. Estou indo para a Globo.com onde vou fazer parte da equipe coordenada pelo Guilherme Chapiewski.

Aproveitando o post do Guilherme sobre entrevistas, vou falar um pouquinho sobre o processo seletivo do ponto de vista de quem está do outro lado, ou seja, de quem está sendo entrevistado.

A entrevista pessoal se parece muito com outras entrevistas de que já participei. Basicamente, as perguntas foram sobre coisas que estavam no meu currículo, sempre tentando relacionar isso com minha vivência prática. Acho realmente que o objetivo é ver se o candidato conhece o que ele diz conhecer.

A diferença vem na etapa seguinte, na entrevista com a equipe. É uma entrevista extremamente técnica, onde o pessoal da equipe faz perguntas sobre arquitetura, algorítmos, design patterns, etc., normalmente relacionadas com os problemas que eles enfrentam a toda hora. Cada resposta minha servia para puxar novas perguntas. O ritmo é bastante intenso. Confesso que fiquei bastante tenso. De vez em quando dava branco e as respostas não saíam exatamente como eu gostaria. Mas no final deu tudo certo.

Concordo 100% com a idéia de que o maior peso na decisão de contratar um candidato esteja com toda a equipe, com as pessoas que metem a mão na massa todo dia. Isso está em sintonia com o Lean Development, que diz que as pessoas mais capacitadas para tomar decisões sobre algum processo são aquelas que lidam diretamente com esse processo no dia a dia.

6 Responses to Ano novo, vida nova

  1. Grande Guilherme Cirne, seja bem vindo!

  2. Carlos Alexandre Moscoso says:

    E aí cara, parabéns por ter conseguido.

    Sucesso aí na globo.com!!!

  3. Antes tarde do que nunca.🙂

    Bem vindo a equipe!

    Grande abraço!

Leave a Reply

