Monografia

Esse é meu primeiro post. A idéia com esse blog é escrever sobre temas que me interessam relacionados a desenvolvimento de software, como por exemplo metodologias ágeis, test-driven development, orientação a objetos, Domain-Driven Design, e por aí vai.

Inicialmente, devo escrever sobre temas ligados à minha monografia. Deixa eu explicar. Atualmente estou terminando minha pós-graduação em Gerência de Projetos de Software. Trabalho em uma empresa que fornece outsourcing de desenvolvimento de sistemas. Muitos membros da equipe (inclusive eu) têm interesse em metodologias ágeis e estamos começando a definir um processo de desenvolvimento de sistemas baseado em XP, Scrum, Lean, etc. O problema é que o cliente usa RUP – mas que na verdade é um processo cascata – e temos que trabalhar com essa restrição. Então, o grande desafio é como adaptar metodologias ágeis para funcionar na nossa realidade. Esse é o tema da minha monografia, ou seja, uma pesquisa para definir um processo de desenvolvimento baseado em metodologias ágeis adaptado para funcionar na nossa realidade – outsourcing, RUP que na verdade é cascata, cliente não presente, ciclos de release longos, BDUF, entre outros problemas que pretendo escrever em posts futuros.

A idéia da pesquisa é propor práticas de metodologias ágeis (com adaptações quando necessárias) que funcionem com as restrições acima. E, também, propor ações que possam gradativamente mudar a mentalidade do cliente para algo mais ágil.

Nos próximos posts devo escrever sobre problemas específicos relacionados à implantação de metodologias ágeis e as soluções que estou pesquisando.

Leave a Reply

