Novos Desafios…

… na Globo.com!

Desde o início do mês estou fazendo parte de um novo time. Trata-se do Time Beta (Peleteiro, Meyer, Cainã Nunes e eu), responsável pelo desenvolvimento de novos produtos (ou novas versões de produtos existentes). Nosso primeiro produto é o Baixatudo, cujo release inicial já está no ar. Consideramos esse release uma versão bem básica do produto. Temos muito trabalho ainda pela frente e esperamos nos próximos releases entregar um produto cada vez melhor.

O lado ruim dessa mudança é sair do time de webmedia, onde tive a oportunidade de trabalhar com pessoas fodas e aprendi bastante! Nesse tempo que estive lá, trabalhamos em projetos bem interessantes. Além disso, acredito que tivemos algumas evoluções significativas, como:

  • Melhor preparação do backlog, envolvendo os especialistas de UX junto com o PO para deixar as histórias prontas pro time implementar (ainda há muito que melhorar nisso, mas acredito que foi dado um importante primeiro passo). Mais sobre isso em um post que já está tempo demais no meu drafts;
  • Cultura de deixar bem explícito os problemas que estamos enfrentando, com dados concretos, mostrando os impactos no projeto;
  • Grande preocupação com práticas ágeis como programação em par, desenvolvimento outside-in, TDD, BDD, integração contínua, etc. Sempre feito de forma pragmática, ou seja, focado em melhorar o desempenho do time e não por se tratar da última moda.

Por outro lado, no novo time estou bastante empolgado pois volto a exercer um papel mais de desenvolvimento. Tenho certeza que vou aprender e evoluir bastante e espero poder contribuir para o sucesso dos nossos projetos.

Ah, não se esqueça, estamos contratando!

About these ads

3 Responses to Novos Desafios…

  1. Olá Guilherme,

    Interessante você mencionar “Melhor preparação do backlog”, pois é exatamente neste ponto que estou travando uma batalha, pois alguns de nossa equipe teimam em considerar que o backlog não precisa estar completo (pelo menos para o sprint em questão) para o time iniciar seus trabalhos.

    Alguns afirmam que no estimating podemos melhorar tal backlog, realmente não sei aonde esses caras as vezes captam esses conceitos.

    Bom minha opinião é o inverso disso, acredito que o backlog tenha que estar o mais transparente possível, sendo esse um dos papeis do P.O.

    Enfim, tenho procurado algumas leituras para abranger mais meu conhecimento e opinião a respeito, mas seria interessante você tirar logo esse post do seu draft e me ajudar caramba!

    Hahaha.

    No mais, abraços e boa sorte !

    Fabio Nascimento.

  2. Fala @fabio

    Enquanto o post não fica pronto, dá uma lida nesse aqui: http://blog.xebia.com/2009/07/04/flow-to-ready-iterate-to-done/

    É basicamente o que a gente tá fazendo lá!

  3. Celestino Gomes says:

    @guilherme, bom saber que está rolando pair programming, pois qdo eu tava aí eu até tentava…

    @fabio, é interessante ter um backlog, mas não necessariamente com as histórias reais a serem implementadas, mas sim com as idéias e planos vindouros que o PO tem em mente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: