Critérios de Aceitação

Recentemente escrevi aqui que passamos a definir critérios de aceitação para cada história durante o sprint planning. Os critérios são escritos na parte de trás dos post-its e servem como referência do que deve ser feito para que o Product Owner (PO) considere uma história como aceita.

Um fenômeno interessante que eu e outros membros do time temos observado é que em raríssimas ocasiões durante o sprint nós pegamos um post-it para ler os critérios que estão escritos atrás. À primeira vista pode parecer, então, que essa prática não está trazendo nenhum benefício. Muito pelo contrário. Os resultados que estamos obtendo são muito positivos.

O que acontece é que o valor dessa prática não está nos critérios em si e sim no processo de definí-los. Ao fazermos isso no sprint planning, cria-se um entendimento comum entre todos – time, PO, Scrum Master – evitando que seja entregue algo diferente do que o PO esperava.

É mais ou menos o que ocorre com a cola de uma prova na escola/faculdade. É comum alguém preparar uma cola bastante elaborada e na hora da prova não precisar consultá-la. Isso porque o simples ato de preparar a cola é suficiente para sedimentar bem o conteúdo da matéria, tornando a cola em si desnecessária.

About these ads

6 Responses to Critérios de Aceitação

  1. cmoscoso says:

    Então cuidado com estórias mais complicadas que precisem de mais critérios para cenários alternativos.

    Mais pra frente vocês podem automatizar essa etapa também!

  2. Vitor says:

    Automatizá-los, realmente seria o mundo ideal, no emtanto, o simples fato de escrevermos os critérios durante o sprint planning, ajuda (e muito) para que tanto o time quanto o p.o adquiram conhecimento sobre o problema.

    Excelente post, Cirne!

  3. A idéia realmente é levar isso um passo a frente e criar/melhorar os testes de aceitação automatizados. Dessa forma teremos o melhor dos 2 mundos: a discussão durante o sprint planning para obter o entedimento comum; e os testes automatizados para indicar quando a história está pronta.

  4. Ótima comparação com a cola.

  5. [...] (incluindo testes unitários), integrada à base de código, testada novamente (fazemos testes de aceitação com critérios definidos no Sprint Planning ao criar as histórias) e homologada. Como nosso time tem uma pessoa da área de QA, podemos incluir a homologação da [...]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: